Notícias

Projeto de Rafael Prudente propõe segurança armada em escolas da rede pública e privada

A proposta cria o Programa “Segurança nas Escolas”, que obriga a prestação de serviços de segurança armada

Projeto de Rafael Prudente propõe segurança armada em escolas da rede pública e privada

 

O deputado Rafael Prudente do MDB-DF protocolou nesta terça-feira (5), na Câmara dos Deputados, projeto de Lei que cria o Programa “Segurança nas Escolas”, que obriga a prestação de serviços de segurança armada em escolas da rede pública e privada de educação básica.

O deputado explicou que já passou da hora de melhorar a segurança nas escolas e proteger os alunos. O fato registrado na última segunda-feira (4), em uma Escola de São Sebastião, onde um aluno de 15 anos esfaqueou dois colegas e uma professora durante a aula, exige uma medida mais eficaz para conter esse tipo de violência. “É impossível combater violência armada apenas com campanhas e afagos. É preciso garantir que nossos jovens e crianças não serão atingidos pelas ações perniciosas de pessoas mal intencionadas”, enfatizou Rafael Prudente.

O deputado Rafael Prudente também apresentou um levantamento feito por pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, que aponta que ocorreram, desde 2002, em todo país, 35 mortes (24 estudantes, 4 professoras, 2 profissionais da educação e 5 agressores) decorrentes de ataques a escolas de ensino básico. E, desde fevereiro de 2022, quando as instituições de ensino brasileiras reabriram após um fechamento que durou quase dois anos por causa da pandemia do coronavírus, os ataques vêm se intensificando, tendo ocorrido, neste curto espaço de tempo, 21 invasões escolares, com 11 mortes.

“Diante deste cenário, fica evidente a precariedade da segurança franqueada às instituições de ensino brasileiras, que já custou a vida de muitas crianças e adolescentes inocentes. Temos que dar mais proteção as escolas, garantindo a integridade física de alunos, professores e funcionários”, disse Rafael.

Reportagem: Djalma Cordeiro

Foto: Pedro Chavo

Gabinete 260 - Anexo IV - Câmara dos Deputados - Brasília/DF
Escritório Político - Quadra Sig Sul Quadra 01 Lotes 495, 505 E, 515, Setor De Industrias Gráficas Brasília/DF , Bloco B cobertura 4

© 2023 criado por Klimt Publicidade | Todos os direitos reservados

CNPJ: 47.551.686/0001-72 | Termos de uso | Política de privacidade

Borda colorida